ANDAMENTOS

andamento

Andamentos

    Os equinos podem realizar vários andamentos  e estes são classificados de acordo com a velocidade (baixa, média ou alta) e com o mecanismo executado na troca de apoio dos membros. Os andamentos são definidos como saltados, quando ocorre a suspensão dos quatro membros durante o deslocamento, e marchados, quando sempre há dois ou três membros apoiados durante o deslocamento. A presença ou ausência de suspensão interfere na comodidade do andamento para o cavaleiro, pois nos andamentos marchados há menor oscilação da região lombar e, consequentemente, são mais cômodos. Os apoios podem ser monopodal (um membro apoiado), bipodal (dois membros apoiados; laterais ou diagonais) e tripodal (três membros apoiados; tríplice apoio). Os sons emitdos quando os apoios ocorrem durante um ciclo de cada andamento, permite identificar o tempo do andamento. Os andamentos podem ser de dois, três e quatro tempos de acordo com o número de sons emitidos a cada ciclo completo de deslocamento.

    A seleção de andamentos específicos permite a divisão em antamentos naturais e artificiais. Os naturais são executados por todos os cavalos independente da raça ou função e os artificiais foram selecionados em determinadas raças para cumprir, originalmente, a principal função selecionada pelo homem. Exemplos de andamentos naturais são o passo, o trote e o galope e de ariticiais são as marchas (batida, picada e trotada).

Passo 

    O passo é um andamento natural de baixa velocidade em que o cavalo nunca perde o contato com o solo (andamento marchado). A cada ciclo do passo, quatro batidas do casco com o solo acontecem o que o classifica em andamento de quatro tempos. O mecanismo na troca dos membros apresenta apoios diagonais e laterais, intercalados por momentos de tríplices apoios. Todos os eqüinos realizam o passo, portanto o passo é um andamento natural

Trote

    O trote é um andamento natural de média velocidade em que o cavalo a cada ciclo do andamento perde o contato com o solo (andamento saltado). A cada ciclo deste andamento, duas batidas dos cascos com o solo acontecem o que o classifica em andamento de dois tempos. O mecanismo do trote apresenta apoios diagonais e simultâneos, intercalados por um momento de suspensão .Este andamento é o que possibilita maior equilíbrio e agilidade para o esporte e/ou trabalho. Praticamente todas as raças atuais com estas finalidades tem o trote como andamento característico.

Marchas

As marchas são considerados andamentos artificiais porque foram selecionadas a partir de animais que apresentavam variações do trote quando em média velocidade. Estes animais são mais confortáveis por apresentarem andamentos marchados (sem suspensão) ou tempo de suspensão reduzido. Desta forma, as marchas são classificadas de acordo com o mecanismo na troca dos apoios:

Marcha Batida  

    A marcha batida,selecionada com a finalidade de proporcionar ao cavaleiro comodidade durante o deslocamento do cavalo, é de média velocidade e o cavalo nunca perde o contato com o solo. A cada ciclo deste andamento, quatro batidas do casco com o solo acontecem, o que caracteriza este andamento como de quatro tempos. Os apoios bípedes diagonais descompassados, intercalados por um tríplice apoio, emitem sons que caracterizam os quatro tempos do mecanismo deste andamento.

Marcha Picada 

    A marcha picada, também é um andamento artificial de média velocidade e que também apresenta excelente comodidade. Foi selecionado com a mesma finalidade que a marcha batida. São identificados, a cada ciclo, quatro batidas do casco com o solo, o que também caracteriza este andamento como de quatro tempos. O mecanismo da marcha picada difere da marcha batida, pois apresenta dois tríplices apoios intercalados por apoios laterais e diagonais sucessivos. Estes apoios emitem quatro sons com intervalos frequentes, o que caracteriza este andamento como de quatro tempos. Algumas raças são caracterizadas por executarem as marchas batida ou picada, como a MangalargaMarchador, Campolina e Campeiro.

Na evolução das raças o andamento de marcha picada é um andamento natural do animal, sem utilização de artifícios. (contribuição do portal da marcha picada)

Marcha Trotada 

marcha trotada é um andamento artificial de média velocidade com mecanismo idêntico ao do trote, mas o momento de suspensão existente é muito reduzido, o suficiente para proceder a troca dos apoios. Da mesma forma que o trote, a cada ciclo deste andamento, duas batidas dos cascos com o solo acontecem, o que classifica a Marcha Trotada como andamento de dois tempos. A comodidade deste andamento é intermediário entre a marcha batida e o trote. A raça MangalargaPaulista é a que melhor desempenha este andamento.

Andadura

    A andadura é um andamento artificial, também de média velocidade, caracterizado pela lateralização dos movimentos, intercalados por um quadruplo apoio ou momento de suspensão. No mecanismo de cada ciclo, duas batidas dos bípedes laterais com o solo acontecem, o que caracteriza este andamento em dois tempos. Os cavalos da raça Trotador Americano (“Standarbred”), durante as competições, realizam a andadura com o momento de suspensão. A andadura também pode ser executada por animais da raça Andaluz em apresentação de adestramento. É considerado andamento incômodo para o cavaleiro, pois provoca fortes oscilações laterais da região dorso-lombar do cavalo.

Galope 

    O galope éo único andamento de alta velocidade, de três tempos e que apresenta apoios monopodais. É natural, classificado como andamento saltado por apresentar em seu mecanismo apoios monopodal, bipodal, tripodal e também um momento de suspensão. Apesar de ser um andamento saltado é considerado relativamente cômodo devido à velocidade, progressão e amplitude da oscilação dorso-lombar

Informações do link http://www.gege.agrarias.ufpr.br/livro/andamentos/index.html